EBA – Escola Bike Anjo

Nossa EBA – Escola Bike Anjo está sendo um sucesso!

Já foram mais de 900 pessoas atendidas desde 2012!

“Queridos alunos , o trabalho dos nossos Bike Anjos é voluntário e feito com muita alegria. Cada um tem uma capacidade e um ritmo de atendimento. Não temos metas de atendimento a cumprir, todo o trabalho é baseado no amor pela bike e pela satisfação de ensinar e vê-los aprender a conquistar a liberdade de pedalar . É esse espírito leve e alegre que permeia nossas EBAs e assim vamos mantê-lo.”

Como acontece?

Durante o ano, edições extras são marcadas e divulgadas aqui no Blog e no Facebook.

Confira também nossas outras iniciativas, como o Pedal do Chaves e o Pedal dos Rôia. Veja outros eventos na CicloAgenda da BH em Ciclo.

Como funciona?

A EBA é uma oficina que acontece em várias cidades do Brasil (veja aqui) para ensinar pessoas que nunca pedalaram, ou mesmo tirar dúvidas de quem já pedala, mas tem alguns receios de usar a bicicleta no dia a dia.

  • Não precisa ter bicicleta*. Utilizamos as nossas bicicletas para ensinar;
  • Ensinamos adultos e crianças*;
  • É gratuito. Queremos que mais pessoas aprendam.
  • O atendimento é sequencial, basta procurar o bike anjo que estiver organizando a lista no dia.
  • Caso não haja mais pessoas inscritas, é permitido repetir atendimento no mesmo dia. Não há inscrição prévia pela internet ou outro meio.

* Para crianças: os voluntários ensinam e auxiliam a retirar as rodinhas. Caso a criança não tenha bicicleta, faça contato conosco 5 dias antes do evento, para tentarmos viabilizar uma bicicleta adequada.

—————————

Quer ensinar alguém a pedalar?

 Junte-se a nós.

Nesse meio tempo, muitos novos Bike Anjos tem nos trazido o interesse de começar uma EBA em sua cidade ou de querer ensinar outras pessoas a dar as primeiras pedaladas. Bom, esse texto é para você! 😉

 

eba-escola-bike-anjo-de-belo-horizonte_mg-foto-de-upslon

Para sermos beeeem sinceros, começamos a ensinar as pessoas a pedalar sem saber muito e aos poucos fomos vendo o melhor método. E percebemos que não há melhor método ;-), mas existe o método que cada Bike Anjo se sente melhor e, claro, que deixe o iniciante o mais confortável e calmo possível para uma experiência agradável.

Algumas dicas rápidas sobre como ensinar alguém a dar as primeiras pedaladas:

1- Ensine como funciona o freio: sugira sempre manter dois dedos no freio e não apertar com força, e tente manter a pessoa relaxada (uma piadinha cai sempre bem nessas horas! 😉 )

2- Coloque o banco bem baixo para o iniciante colocar os dois pés no chão. Aí peça para ir “remando” com os pés, tentando mantê-los cada vez mais fora do chão, se equilibrando na bike.

3- Ensine como dar a arrancada: coloque o pedal em 45 graus pra frente (sugira sempre começar a arrancada com o mesmo pé) e dê o impulso não só empurrando o pedal com o pé pra baixo, mas empurrando também com o corpo pra frente para ganhar velocidade.

4- Atingir velocidade: a pessoa ganha mais equilíbrio se conseguir mais velocidade (não precisa ser velocidade máxima, né?!), então fale para o iniciante não ficar com medo de ir mais rápido.

5- Segure a bicicleta para dar apoio: Enquanto a pessoa vai praticando as primeiras pedaladas, vá dando um suporte segurando a bike. Tem Bike Anjo que gosta de segurar no bagageiro (quando tem), outros no selim e outros no guidão. Vão testando o melhor método para vocês, mas só evitem fazer muita força, se não a pessoa não tem noção do seu ponto de equilíbrio (além de que você vai ficar quebrado no dia seguinte. 😛 )

6- Se a pessoa estiver muito nervosa ou não estiver conseguindo: prenda a roda dianteira nas suas pernas e segure o guidão. Peça pra pessoa colocar os dois pés no pedal e sentir onde está o eixo gravitacional da bike (fica abaixo do umbigo). É a cintura e as pernas que vão dar o suporte para ela se equilibrar, então pratique um pouco essa posição para a pessoa se acostumar. Depois retome o exercício de pedalar.

7- MUITO IMPORTANTE: pergunte sempre se a pessoa está cansada e sugira que ela descanse e tome uma água para não desidratar e ficar com dores.

Viu como é simples? Comece agora mesmo a ajudar outras pessoas a aprender a pedalar. Seja um Bike Anjo!

30 comentários sobre “EBA – Escola Bike Anjo

  1. Pingback: População pressiona e consegue limpeza da “Praça do Ciclista” | Bike Anjo – Belo Horizonte

  2. Pingback: Como foi a EBA no Parque da Pampulha | Bike Anjo – Belo Horizonte

  3. Pingback: 27/07 – EBA Escola Bike Anjo | Bike Anjo – Belo Horizonte

  4. Pingback: 17/08 – EBA no Parque Ecológico da Pampulha! | Bike Anjo – Belo Horizonte

  5. Gostaria de ir no próximo encontro. Sera no dia 31/08? É preciso cadastrar com antecedência? Tenho 27 anos e nunca aprendi a andar de bike. Sera que vou aprender????

  6. Queria um bike anjo que me ensinasse pelo menos por um dia individualmente. Levo muito tombos, me machuco no joelho, cotovelos e panturilha e acho que alguns pequenos ajustes podem me ajudar a pedalar melhor.

  7. Pingback: 12/10 – Dia das Crianças! EBA + Pedal do Chaves no Parque da Pampulha | Bike Anjo – Belo Horizonte

  8. Pingback: 26/10 – EBA de Outubro – Cancelada | Bike Anjo – Belo Horizonte

  9. Pingback: 17/08 – EBA no Parque Ecológico da Pampulha!

  10. Pingback: 26/10 – EBA de Outubro – Cancelada

  11. Pingback: 12/10 – Dia das Crianças! EBA + Pedal do Chaves no Parque da Pampulha

  12. Pingback: ELBA – Encontro Local Bike Anjo – De 16 a 18/01 – Participe! | Bike Anjo – Belo Horizonte

  13. Que idéia fantástica, só estou esperando vencer a timidez pra ter essas aulas e realizar um grande sonho. Apesar de já ter 49anos. Parabéns pelo projeto.

  14. Pingback: EBA de Julho! – 26/07/2015 | Bike Anjo – Belo Horizonte

  15. Pingback: Dia 13/12: Última EBA de 2015! | Bike Anjo – Belo Horizonte

  16. Olá, meu sonho é aprender a andar de bicicleta. Tenho 32 anos e nunca tive a oportunidade de aprender. O projeto ainda esta ocorrendo? Qual a data do próximo encontro?

  17. Que bacana este projeto, vocês estão de parabéns… Meu filho de 3 anos e 5 meses aprendeu a andar de bicicleta sem rodinhas aos 3 anos de idade, ficou uns dois meses somente com uma rodinha e quando resolvemos a tirar ele ja saiu pedalando.

  18. Pingback: Bike Anjo Belo Horizonte! | | BHOL

Comente! Discussões geram ações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s