O que é um bike anjo?

O serviço de Bike Anjo já existe em muitas cidades do Brasil, e desde 2012 está em Belo Horizonte.

Bike Anjos são ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta na cidade correndo menos riscos.

O objetivo não é formar atletas, mas sim estimular o uso da bicicleta no dia a dia: ir pedalando ao trabalho, faculdade, escola, supermercado, médico, amigos, e até pra praia e pra balada.

Infelizmente, no atual sistema de transporte belo-horizontino há diversos obstáculos que dificultam (e muito,diga-se de passagem) a vida das pessoas que querem utilizar a bicicleta como meio de transporte na capital, como a falta de bicicletários e o estado lamentável das ruas e, principalmente, a falta de respeito dos condutores de veículos movidos a motor. Mesmo assim, nossa experiência mostra que deixar o carro em casa e passar a usar a bicicleta é uma das atitudes mais gratificantes que se pode tomar atualmente.

Estamos aqui para dar assistência em planejamento (melhores trajetos para se fazer), acompanhamos o ciclista iniciante em suas primeiras pedaladas, ensinamos manutenção básica e medidas de segurança no trânsito. Somos, em algum grau, uma “bike-escola”.

E o melhor: o “serviço” é oferecido GRATUITAMENTE. Isso mesmo, DE GRAÇA!

Mas por que? Porque acreditamos em uma cidade melhor, com um trânsito mais seguro para as pessoas, por meio da educação e orientação, e mais do que isso, porque nós também já fomos iniciantes e sabemos como é começar a pedalar na cidade.

Importante: O bike anjo é uma atividade voluntária desenvolvida por ciclistas, esperançosos por uma melhor qualidade de vida, com menos poluição e barulho, numa convivência pacífica no trânsito. Queremos mais bikes e menos carros nas ruas, e essa é nossa intenção ao oferecer orientação gratuita aos iniciantes, como você, que têm dúvida sobre como se portar no trânsito em cima de uma bike.
O dia-a-dia com a bicicleta após o bike anjo, no entanto, dependerá somente de você. Temos aqui neste site orientações importantes que são também ditas exaustivamente nos “treinos”. São conceitos importantes de prevenção, como sinalização e postura ao pedalar. Nestes conceitos, seguimos sempre, estritamente, as regras do Código de Trânsito Brasileiro.
É fundamental, para a sua segurança futura, que tais recomendações sejam seguidas. Ainda assim, nenhum de nós pode se responsabilizar pelo eventual desrespeito às regras de trânsito, seja por parte do ciclista ou de outros veículos no trânsito. Esteja preparado para isso, assim como todos nós sempre estamos quando entramos num carro ou ônibus.

 

Conquiste a liberdade sobre duas rodas, chame um BIKE-ANJO!

Anúncios

19 comentários sobre “O que é um bike anjo?

  1. Bom dia, e parabéns pelo blog.
    Meu nome é Jorge e também sou um bike anjo em Itajaí – SC
    Gostaria de fazer uso deste testo, pois achei muito interessante a explicação.
    Vou dar uma atenção especial ao Bike Anjo no blog…..
    fico no seu aguardo

  2. Olá, gostaria de destacar a importância deste grupo na reunião na Câmara Municipal de BH, no dia 24/12/12 às 17h, quando iremos discutir a proposta de uma campanha de segurança no transito para o ciclista. A reunião acontecerá no gabinete do Vereador Fábio Caldeira. Contamos com vcs! Parabéns pelo site! Espero poder fazer parte deste grupo. Abs.

  3. Parabéns Guilherme e os demais integrantes do grupo Bike Anjo. É uma iniciativa fantástica e que merece todo destaque. Parabéns mesmo! Já sou usuário de bike a alguns anos e hoje a uso inteiramente como meu meio de transporte na cidade de BH. Contem comigo para o que precisarem. Parabéns!!!

  4. Oi! Meu nome é Cintia, tenho 40 anos e… I have a dream… além de um mundo mais justo e tantos outros sonhos… adoraria aprender a andar de bicicleta. Além da superação e da liberdade, acredito que aprender a andar de bike me ajudará a ter uma vida mais saudável.

Comente! Discussões geram ações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s