Dicas

Não poderíamos deixar de lado as várias e importantíssimas dicas de orientação para começar a pedalar na cidade. Aliás, conhecimento teórico, antes de subir na bike, é tão importante quanto a prática – especialmente no que se refere aos nossos direitos e deveres no trânsito. Sendo assim, queremos trazer dicas que vão desde coisas básicas como pedalar na rua e sinalizar, até direitos legais dos ciclistas, dicas de mecânica, orientações para ir de bike ao trabalho, dicas para as mulheres que gostam de ir “produzidas” aos seus compromissos, entre outras.

Dicas Gerais

1. Ainda não está convencido de começar a pedalar? (Vá de Bike)
2. Calcule os benefícios para você andar de bicicleta
3. Dicas Gerais (Vá de Bike)
4. Imagens ilustrativas sobre como pedalar no trânsito (Escola de Bicicleta)
5. Qual bicicleta adquirir? (Escola da Bicicleta)
6. Antes de começar a pedalar
7. Durante as primeiras pedaladas
8. Por que ocupar a faixa (Vá de Bike)
9. Por que não pedalar na contramão (Vá de Bike)
10. Como ir de bike ao trabalho sem chuveiro (Pedalinas)
11. Legislação para o ciclista (Vá de Bike)
12. Seja um agente de mudança!

Belo Horizonte

O que diz a Lei?

  • O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
  • São obrigatórios o uso de campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
  • É infração média o motorista deixar de guardar a distância lateral de 1,50m ao passar ou ultrapassar bicicleta.
  • É infração grave o motorista deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista.
  • É infração média sujeita a multa e remoção da bicicleta conduzi-la em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva.

Leia todos os artigos que dizem respeito à bicicleta no CTB.
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Pedalando com Segurança

Pedalar no trânsito requer uma série de cuidados.  Embora ainda falte muito para o trânsito motorizado das cidades brasileiras se tornar um ambiente amigável às bicicletas, é possível alcançar um nível muito alto de segurança, observando algumas boas práticas:

  • Não pedale na contra-mão! A sensação de segurança é ilusória, porque numa colisão frontal a velocidade é a do carro mais a da bicicleta. Além disso, nas esquinas e nas saídas de garagens, pedestres e motoristas só esperam veículos no sentido da via.
  • Pedale sempre de forma visível e previsível: pedale a uma distância segura do canto da via, sem ziguezaguear, e use o braço para sinalizar sua intenção (convergir ou seguir em frente). Ciclistas relatam diminuição dos “perrengues” após ter passado a usar o braço. Ao perceber clara e antecipadamente o que vai fazer um ciclista, o motorista tende a reagir de forma compatível.
  • Evite pedalar pelas calçadas: ali é lugar de pedestre, é preciso respeitar para ser respeitado. Se precisar usar a calçada, desmonte e empurre – um ciclista empurrando a bicicleta equipara-se a um pedestre.
  • Fique atento aos semáforos: o que vale para os automóveis, vale para as bicicletas. Posiocine-se entre a faixa de pedestres e o carro da frente, demonstrando sua intenção (seguir ou convergir) para os motoristas.
  • À noite, use roupas claras, luzes e refletivos. Quanto mais vísivel, maior a segurança do ciclista no trânsito.
  • Use equipamentos de segurança, como luvas e capacete.  Luvas tornam a pedalada mais confortável e capacetes podem reduzir o efeito de um acidente caso bata com a cabeça no chão. Equipamentos de segurança complementam a atitude do ciclista em pedalar de forma responsável.
  • Se possível, prefira ruas e avenidas mais tranquilas. Muitas vezes vale a pena alongar um caminho para evitar uma via de trânsito rápido. E quase toda avenida com muito trânsito (sobretudo de ônibus) tem alternativas interessantes.
  • Monitore sempre o trânsito atrás de você, olhando rapidamente por cima do ombro ou no retrovisor, mas sem descuidar do que está à sua frente. Evite usar fone de ouvido: sua audição faz parte do seu radar.
  • Tenha bom senso, pedale defensivamente (mas sem esquecer o seu direito de uso das ruas), seja respeitoso e cordial, procure negociar sempre, aproveite a simpatia que a bicicleta recebe por parte de quase todo mundo, mantenha o bom humor e lembre-se que estresse com trânsito é algo que diz respeito a motoristas engarrafados – congestionamentos não afetam ciclistas.

Bicicletas dobráveis

São bastante procuradas, devido à sua versatilidade: integração com ônibus / metrô / carro, facilidade de guardar e levar em viagens.

Fóruns de discussão

Além da infinidade de blogs e material na internet, os fóruns são boas ferramentas para obter informações e experiências pessoais. Lance suas dúvidas e contribua com as discussões.

– Fórum do Mountain Bike BH
– Fórum Pedal

Mais dicas?

Tem sugestões de outras boas condutas para o ciclista? Mande pra gente nos comentários abaixo!

4 comentários sobre “Dicas

  1. Gente… nao sei se nao vi essa dica, ou nao entendi com clareza o que foi explicado…
    vou começar a ir pro meu serviço de BIKE, moro em Contagem, e por aqui a maioria das ruas que vou pegar nao tem duas faixas, são de mao e contramao…. como vou proceder neste caso???… onde devo ficar???….

    • Olá,

      Pelo Código de Trânsito Brasileiro, você deveria ficar no meio da pista. Porém, pelo bom senso, objetivando não causar transtornos aos demais veículos e, principalmente, para sua integridade física, coloque-se um pouco à direita da pista, tomando MUITO cuidado com os carros estacionados que podem abrir a porta a qualquer momento e sem olhar o retrovisor. Quando precisar ir para a esquerda (desviando de algum obstáculo ou veículo), sinalize com o braço esquerdo. Quando retornar à direita, sinalize também.

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