ELBA – Encontro Local Bike Anjo – De 16 a 18/01 – Participe!

O projeto Bike Anjo realiza neste fim de semana em Belo Horizonte o Encontro Local Bike Anjo (Elba), que faz parte do “Projeto de Mobilização da Rede Bike Anjo” nacional. Nascido em São Paulo, o projeto já conta com 62 voluntários na capital mineira, que já fizeram mais de 900 atendimentos. BH foi identificada como uma das 10 regiões estratégicas no Brasil para mobilização da rede de voluntários. Um dos coordenadores nacionais do projeto, Marcos Jana, estará presente ao encontro.
Segundo o bike anjo Carlos Edward Campos, Belo Horizonte é a segunda cidade com maior número de interessados em aprender a pedalar e pode ser referência para o estado, servindo de apoio para outros voluntários que estão surgindo. “Bike Anjo BH só perde para São Paulo em número de pedidos de atendimento”, informa Carlos.
Ele acrescenta que o encontro visa também a atrair novos voluntários para a rede. “Além de articular a rede local e fazer o planejamento para 2015, pretendemos atrair novos voluntários e motivar os bike anjos locais para continuar os atendimentos à população interessada”, explica.
O Bike Anjo surgiu em dezembro de 2010 por iniciativa de ciclistas que acompanhavam pessoas sem experiência de pedalar no trânsito para a Bicicletada (Massa Critica). “Criamos um formulário para conectar quem queria pedalar com quem tinha disposição para acompanhar”, conta Marcos Jana.
A plataforma virtual possibilita que qualquer pessoa solicite um “professor” gratuitamente. “Hoje, o Bike Anjo está em 220 cidades do Brasil, tem quase 1.400 voluntários cadastrados e já foi para fora do pais, existe em Portugal, Austrália, Hungria e Estados Unidos”, informa o coordenador do projeto.
O ponto alto do encontro será no sábado (17/01) na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral 400). Além do planejamento da rede em Belo Horizonte, à tarde haverá exposições do tema e bate-papo com participação de Marcos Jana, coordenador do Bike Anjo Nacional, e de especialistas. Marconi Gomes, médico do esporte e presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), e a arquiteta e urbanista Janaína Amorim falarão sobre o uso da bicicleta como modo de transporte em uma cidade montanhosa. Marcelo Cintra do Amaral, da BheC, falará sobre mobilidade urbana em bicicletas.
No domingo (18/01), o Parque Ecológico da Pampulha receberá os “anjos” para duas atividades: o Cuba (Curso de Formação de Bike Anjo) e a EBA (Escola Bike Anjo), que forma novos voluntários interessados e pessoas que desejam aprender a pedalar. As aulas para quem deseja dar as primeiras pedaladas serão a partir das 14h.
Veja a programação completa.
Programação 
16/1, sexta-feira – Balada Bike Anjo BH
A partir das 19h no La Tosqueria, Rua Cláudio Manoel, 329, Funcionários.
17/1, sábado
– 9h às 12h – dinâmicas e planejamento estratégico para 2015, com a presença de bike anjos e interessados.
– 12h às 14h – almoço oferecido pelo Bike Anjo BH.
– 14h às 18hs – exposição de temas e bate papo com Janaína Amorim, Marconi Gomes, Marcelo Cintra do Amaral e Marcos Jana.
Local: Casa do Jornalista – Avenida Álvares Cabral, 400, Centro.
18/1, domingo – pedal e aulas durante o dia. 
Local: Parque Ecológico da Pampulha
Saída da Praça Raul Soares, no Centro de BH, às 9h; bonde, piquenique, bate papo e o que mais vier, até 14h.
Cuba (Curso de Formação de Bike Anjo) – de 14h às 15h.
EBA (Escola Bike Anjo Extra) – de 15h às 18h.

Links:
http://bikeanjo.org/projetos/projetomobilizacaoba/  (projeto tocado pelo Bike Anjo SP)
** Este release foi gentilmente cedido pelo Sindicato dos Jornalistas de MG: publicação original.
Anúncios

Um comentário sobre “ELBA – Encontro Local Bike Anjo – De 16 a 18/01 – Participe!

  1. Pingback: Como foi o 1o Encontro Local Bike Anjo (ELBA) em BH | Bike Anjo – Belo Horizonte

Comente! Discussões geram ações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s