Quero ser um Bike Anjo

Desde que começamos o projeto Bike Anjo, lá em Dezembro de 2010, surpreendentemente, muita gente veio nos procurar para se voluntariar ao projeto. Sempre mantivemos tudo muito subliminar, sem muita informação, mas pela experiência de mais de um ano (e com muito sucesso em todos os casos!) decidimos colocar aqui as orientações para quem já tem experiência como ciclista e deseja ser um bike anjo!

O que é necessário para ser um Bike Anjo:

1. Saber pedalar!
2. Ter noções básicas de como se comportar no trânsito (veja as dicas do Bike Anjo)
3. Conhecer o básico da legislação brasileira sobre bicicleta e respeitá-la (veja aqui um resumo)
4. Ser amigável com o ciclista iniciante e mostrar que pedalar pode ser muito agradável! =D
5. Zelar sempre pela segurança do ciclista iniciante, protengendo-o e reconhecendo os seus limites

O que é desejável (não obrigatório) para ser um Bike Anjo:

1. Ter noções básicas de mecânica (trocar marchas, remendar furo de pneu, etc)
2. Conhecer rotas alternativas que sejam mais seguras e tranquilas para o iniciante pedalar
3. Ser proativo nas conversas prévias com o ciclista iniciante para sempre incentivá-lo a continuar
4. Divulgar a iniciativa entre os parentes, colegas do trabalho e amigos para que eles se motivem a pedalar também

O que não se deve fazer:

1. Ser agressivo no trânsito (dê o exemplo para o ciclista iniciante. Seja um agente de mudança!)
2. Colocar o ciclista iniciante em risco ou forçá-lo a qualquer situação que não deseje
3. Colocar um pedestre em risco de qualquer forma

Então como me tornar um Bike Anjo?

Acesse o link para o sistema e preencha os campos necessários. Responderemos o mais breve possível com as orientações de como fazer parte da nossa rede de Bike Anjos!

Quero começar o Bike Anjo na minha cidade. Como faço?

O procedimento é o mesmo que o apresentado acima. Porém, aqui vai algumas dicas para que o Bike Anjo cresça cada vez mais na sua cidade:
1. Se você for o primeiro a se inscrever na sua cidade, você será o contato focal do bike anjo na cidade para encaminharmos os pedidos que recebermos. Não conhecemos os endereços de todas as cidades, portanto vamos precisar que você seja o ponto de referência para encaminhar os pedidos para os futuros bike anjos da cidade.
2. Divulgar o Bike Anjo na cidade! Percebemos que a divulgação é peça fundamental para que o projeto se dissemine. São Paulo e Rio de Janeiro tem conseguido uma boa divulgação (veja o clipping aqui) e isso tem contribuido muito para aumentar os pedidos de Bike Anjo. A mídia pode ajudar bastante nisso, mas também pode envolver bicicletarias, passeios de bike, bicicletada, e por aí vai…
3. Indicamos que a cidade tenha um canal próprio também (ex: um site/blog) para ampliar os canais por onde os iniciantes podem nos encontrar e também para haver um canal oficial de divulgação das ações do Bike Anjo na cidade. (ex: a página do Bike Anjo em Recife).

Boa pedalada e esperamos que você seja um novo Bike Anjo em breve!

Fonte Original

5 comentários sobre “Quero ser um Bike Anjo

  1. Galera do Bike Anjo BH… Que honra ser citado (NÃO EU, mas o Bike Anjo Recife, que era “hospedado” no meu blog) aqui na página de vocês!!! Mas agora Recife também tem um blog (então fica a sugestão de trocar o endereço do link)…

    http://www.bikeanjorecife.wordpress.com

    Esse blog tá muito bom e vou “pescar” umas páginas como modelo para o nosso blog…

    É isso aí… #tamojunto

  2. Adorei descobrir o trabalho de vocês!! Tenho 28 anos e ainda estou aprendendo a dominar a bicicleta. Mas se um dia eu estiver craque mesmo nisso, adoraria fazer o que vocês fazem. Sei como é ser adulta e não saber andar de bike. Sei o quanto é bom aprender!! Adoraria poder passar isso para frente um dia!!!

  3. Legal mesmo! Há algum tempo procuro escola de ciclismo. Só tem um problema, gostaria de aprende em local fechado para não ter platéia para “micos” que poderei pagar, começando pelo fato de já ter passados dos 40. E infelizmente isso platéia) realmente é um grande obstáculo para mim.

Comente! Discussões geram ações!