Video didático sobre como pedalar nas vias urbanas

Segue o video:

Embora tenha sido feito nos Estados Unidos, o video serve (e muito) para os ciclistas que trafegam nas vias urbanas de qualquer lugar do mundo.

Vale a pena se atentar às dicas (tips) que nele são retratados.

Atenção especial para algumas:

1.Pedale de capacete.

2.Pedale defensivamente, ou seja, tenha consciência que você é a parte mais frágil do/no trânsito, depois dos pedestres.

3.Usuários de bicicletas, em vias urbanas, têm os mesmos deveres dos condutores de veículos automotivos, assim como direitos. Claro que alguns são distintos, como o dever dos condutores de automóveis de andarem a 1,5m dos ciclistas.

4.Verifique seus freios, corrente, pedivela, pedal, câmbios, freios e rodas, antes e depois do pedal. O pneu, por exemplo, pode murchar de uma noite para outra, por ter um furo muito pequeno, imperceptível ao passar de alguns minutos, mas notável ao passar de uma noite.

5.Faça-se visível, seja de noite ou de dia. Dia: Use roupas chamativas. Noite: use pisca dianteiro,traseiro e adesivos refletores na bicicleta.

6. Se tiver que andar pela calçada, compreenda que VOCÊ é o errado e vá devagar, não dê sustos nas pessoas. Se possível, empurre a bicicleta, situação a qual você não estará mais errado.

7.Não é porque você não tem placa e não pode ser multado que lhe permitirá desrespeitar o trânsito. Respeite-o. Lembre-se da polícia interior, lembre-se que as regras foram feitas para as bicicletas também.

8.Pedale olhando tudo ao seu redor, você precisará saber quais as situações poderão acontecer nos próximos metros. Tente prevê-las, tente não sofrer sustos. Use sua visão periférica.

Dicas de socialização no trânsito, visando um tráfego mais harmonioso e respeitoso.

1.Respeite TODOS, seja um exemplo de cidadania, seja um exemplo de boa convivência, seja diferente, pregue a paz (conceito usado como ausência de violência, não como antônimo de guerra – não propagamos que exista uma guerra entre carros/motos/ônibus e  as bicicletas).

Anúncios

Comente! Discussões geram ações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s