Quer andar de bike e em grupo?

O RUTs (Rolé Urbano das Terças) reune diversos ciclistas todas as terças-feiras, com saída da Praça da Liberdade, às 20h, por rotas alternativas por toda a capital.

Texto original sobre o RUTs

Desde fevereiro de 2008, a galera do MTB-BH têm se reunido às terças-feiras à noite para um Passeio Urbano Noturno. São rolés extremamente descontraídos, marcados em nosso fórum de discussão
A intenção é promover a interação dos ciclistas com o ambiente urbano, onde se aprende a negociar com o trânsito: respeitar a sinalização, semáforos, lidar com motoristas mal-educados…

As pedaladas duram em média 2h e percorrem trechos da cidade que boa parte dos presetes só conhece sob o olhar de quem está dentro do carro. E nestas primeiras semanas, já rolaram passeios onde poucas pessoas conheciam o trecho percorrido.

O espírto dos rolés está abaixo:

Cada ciclista é exclusivamente responsável pela sua própria segurança, e deve agir como se estivesse pedalando sozinho.

– Não teremos custo, patrocínio, uniforme, escolta, monitores, segurança motorizada ou responsáveis pelo grupo.

– É altamente recomendável que todos usem capacetes, luvas, roupas claras, pisca traseiro, farol ou pisca dianteiro e adesivos refletivos no quadro da bicicleta.

– A idéia é que esses passeios ajudem um pouco as pessoas a aprender a pedalar na cidade, o que é bem diferente de fazer trilhas. Assim, os ciclistas devem sinalizar sua intenção com o braço, observar as regras de circulação, procurar respeitar semáforos e preferências, evitar transitar pela contra-mão e manter-se sempre visíveis e previsíveis. E, sobretudo, estar alertas, porque distrações no trânsito são sempre perigosas.

– É intenção também que o passeio chame a atenção de outras pessoas para as vantagens de se transitar de bike pela cidade. Para isso é importante respeitar pedestres, dando-lhes sempre a preferência, e negociar em situações de “conflito” com o transporte motorizado, evitando um contato agressivo – a simpatia é a arma do convencimento.

– Teoricamente podem participar dos passeios ciclistas de qualquer nível, desde iniciantes. Uma das intenções é fazer com quem quer experimentar pedalar tenha uma oportunidade para fazê-lo de forma segura e confiável. Mas pode-se verificar com o padrinho da vez se há naquele dia algum grau de dificuldade adicional.

– Não há compromisso em concluir o passeio: pode-se participar de apenas parte dele, e abortar em qualquer lugar – afinal, estaremos dentro da cidade. Mas é importante que todos fiquem atentos ao itinerário e o tenham em mente desde antes do começo do pedal, principalmente para ninguém se perder (embora a idéia seja ajuntar o grupo de tempos em tempos ao longo do percurso).

– Os passeios devem ter em torno de 20 km e duas horas de duração, mas não há qualquer restrição em relação a isso: é apenas uma referência para o padrinho definir o percurso. Também o horário de 20h para começar é uma sugestão.

– Não se trata de um cortejo fúnebre, mas a barulheira e a algazarra devem ser evitadas. Além de o silêncio proporcionar uma maior sensação de suavidade no deslocamento no asfalto, passaremos por áreas residenciais e hospitalares em horário noturno.

– Cada passeio será marcado em tópico específico.

E você, já pedalou na rua hoje?

Fonte

Anúncios

2 comentários sobre “Quer andar de bike e em grupo?

    • Giovanni, já existem diversos grupso em Belo Horizonte em quase todos os dias da semana. O Bike Anjo não tem estrutura humana para organizar pedais coletivos, embora já tenhámos pensado nisso. Obrigado por participar do blog. 😉

Comente! Discussões geram ações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s